Imóveis no litoral do Paraná: mercado aquecido
Imóveis no litoral do Paraná: mercado aquecido
O lançamento e a venda de imóveis no litoral do Paraná estão aquecidos. Consequentemente, o movimento de veranistas e proprietários para as cidades de Matinhos e Guaratuba aumentou de forma significativa, especialmente nos últimos anos. A expectativa é de que, até o final de fevereiro desse ano, quatro milhões de turistas passem pelas praias do litoral do Paraná.
Saiba quais são as perspectivas para o mercado imobiliário em 2024.
Porém, essa alta procura não é à toa. O investimento público em obras de saneamento, a construção da ponte que liga Caiobá e Guaratuba e a engorda da praia de Matinhos foram fundamentais para a valorização dos imóveis no litoral do Paraná.
Além disso, quase 100% das praias na região foram classificadas como próprias para banho. Isso, somado ao fácil acesso pela rodovia, especialmente de quem sai de Curitiba) fez com que muitas famílias migrassem para o litoral do Paraná. Ao contrário do que acontece com quem sai da capital em direção ao litoral catarinense e enfrenta longos trechos de congestionamento.
Logo, existe uma alta demanda de famílias de outros estados, como São Paulo, Rio Grande do Sul, até Santa Catarina e Bahia buscando imóveis para comprar nas principais praias paranaenses.
Isso, sem falar no volume de pessoas de todas as cidades do próprio estado que ainda não conheciam o litoral, viajaram só para passar a virada do ano, se apaixonaram pelo lugar e já estão pesquisando as ofertas de imóveis para passar o próximo ano novo no seu próprio imóvel.
Números do mercado imobiliário no litoral do Paraná
De acordo com a Prefeitura de Matinhos, a administração municipal emitiu 490 alvarás para imóveis residenciais entre 2022 e 2023. Atualmente, existem 29 lançamentos de novos empreendimentos na cidade. Aliás, existem alguns prédios que serão entregues apenas em 2028, o que permite a compra na planta com pagamento parcelado até a entrega da obra.
Confira as 7 dicas para a compra seguro do imóvel na planta.
Segundo a oferta anunciada na plataforma Avalion, startup associada à Ademi-PR, a maior disponibilidade de imóveis residenciais para a venda em Matinhos, no litoral do Paraná, é de imóveis de 2 e 3 quartos, com área média de 70 a 100 metros quadrados.
Justamente, esse é o perfil do imóvel com maior demanda para quem deseja comprar o seu imóvel de veraneio. Entretanto, também existe uma grande procura por imóveis maiores e de alto padrão no litoral paranaense.
Sendo assim, é grande a concorrência por unidades de 120 a 200 m² em condomínios com segurança e áreas de lazer sofisticadas. De forma geral, a maioria dos imóveis anunciados na plataforma, ou seja, 35% deles, estão na faixa de R$ 1 a R$ 2 milhões.
Aliás, o aquecimento do mercado de lançamentos e venda de imóveis no litoral paranaense abre oportunidades para o setor de locação. Para se ter uma ideia, até os investidores de imóveis para aluguel de curta temporada, como o Airbnb, estão procurando apartamentos para comprar em edifícios onde a prática seja regulamentada pelo condomínio.