Mercado imobiliário: Airbnb cresce 145% em Curitiba
Mercado imobiliário: Airbnb cresce 145% em Curitiba
O número de imóveis anunciados para locação por Airbnb em Curitiba cresceu 145% em setembro, em comparação com o início do ano. É o que mostra pesquisa realizada pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) em parceria com a startup curitibana Isket.
“Com a implementação dos protocolos de segurança, muitas pessoas estão voltando a viajar ou planejando suas próximas viagens. É nesse cenário que o aluguel de temporada voltou a se destacar no mercado brasileiro, já que permite um maior isolamento social mesmo que em viagens mais curtas”, comenta o presidente da Ademi-PR, Leonardo Pissetti.
O levantamento inclui os dez bairros com maior oferta para esse tipo de locação. Em janeiro, eram 599 imóveis anunciados nesses dez. Já em setembro, somaram-se 1.471. O Centro, com 678 imóveis, segue como o bairro com maior quantidade de imóveis por Airbnb. Eram 241, em janeiro.
‘Top 10’ dos bairros
O ranking de setembro traz, ainda, uma alteração na lista dos dez bairros (ver ao final deste texto). O bairro Mercês, que não figurava na relação de janeiro, aparece agora com 59 imóveis disponíveis para locação por Airbnb. Por sua vez, Campo Comprido, que constava com 31 opções nove meses atrás, não aparece mais no ‘top 10’.
De acordo com o CEO da Isket, Joseph Galiano, a maior concentração de imóveis por Airbnb no Centro de Curitiba vai ao encontro da demanda para essa região. “Em regra, o público do Airbnb é de fora da cidade, e prefere se instalar em locais próximos a centros comerciais e de serviços. Assim, a oferta [no Centro] é alta”, afirma.
A presença do Mercês
Como reflexo dessa procura por imóveis dotados de maior infraestrutura de comércio e serviços ao redor, bairros adjacentes ao Centro também se destacam, aponta Galiano. É o caso do Mercês, que passou a figurar na lista dos dez bairros com mais anúncios Airbnb.
Por outro lado, continua o CEO da Isket, “bairros mais afastados tendem a ter mais demanda em ocasiões específicas, como durante ocorrência de eventos, shows, como é o caso do Campo Comprido”. No Campo Comprido estão universidades (Positivo e campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR), entre outros estabelecimentos com movimentos sazonais.
Confira a lista dos bairros com mais anúncios Airbnb
SETEMBRO DE 2021
Centro 678
Água Verde 135
Rebouças 134
Bigorrilho 110
Batel 100
Cristo Rei 71
Portão 65
Cidade Industrial 60
Mercês 59
São Francisco 59
JANEIRO DE 2021
Centro 241
Bigorrilho 55
Batel 48
Rebouças 47
Água Verde 44
Cidade Industrial 41
Cristo Rei 36
Campo Comprido 31
São Francisco 28
Portão 28