Praia da Grama, a tecnologia como aliada para imóveis de luxo

Praia da Grama, a tecnologia como aliada para imóveis de luxo

6 de outubro de 2021

O mercado de imóveis de luxo aposta na tecnologia para apresentar empreendimentos surpreendentes. Um exemplo é o da Praia da Grama, que foi tema da sexta edição do Ademi Talks, em 30 de setembro último.

O encontro reuniu o fundador e CEO da KSM Realty, Oscar Segall, incorporador do empreendimento, e o CEO da Urban Systems, Thomaz Assumpção, responsável pelo estudo de potencial de mercado do projeto. Além disso, o CEO da Reis Real State, Ricardo Reis, fez a mediação da conversa.

A Praia da Grama é um condomínio que conta com uma praia artificial dotada de ondas ideais para a prática de surfe. Está localizada no empreendimento Fazenda da Grama, situado no município de Itupeva, a 70 quilômetros da cidade de São Paulo. Aliás, o condomínio é apontado como o único do mundo a contar com praia, golfe e hípica.

Uma onda a cada oito segundos

A tecnologia de implementação da praia e que gera as ondas é da empresa espanhola Wavegarden. De acordo com Segall, o sistema cria uma onda a cada oito segundos. Ademais, as ondas geradas têm altura variada – de meio a dois metros. Além disso, formam-se dos lados esquerdo e direito. Também dispõem de formas diversas. Já no entorno, a areia mantém temperatura morna, independentemente das condições climáticas do momento.

Ainda conforme o incorporador, o empreendimento se mostra um case de sucesso. O lançamento se deu no primeiro semestre de 2019 e estabeleceu quatro fases. As três primeiras já foram concluídas. Agora, a quarta está em andamento. São, ao todo, 477 lotes. A maior parte das vendas realizadas ocorre à vista. Além disso, em dois anos, a valorização dos imóveis mais que dobrou.

Além da comercialização alcançada até aqui, há um outro indicador que demonstra o êxito do empreendimento. Trata-se do interesse de outras construtoras em replicar o modelo da Praia da Grama, em outras regiões do Brasil. Até porque a tecnologia é uma das cinco tendências do mercado de imóveis de luxo para o pós-pandemia.

A tecnologia viabilizou a construção da praia artificial, contudo o sucesso do negócio decorre também de muita pesquisa. Assumpção explicou que a Urban Systems elaborou um minucioso estudo de potencial de mercado. “Foi uma investigação [para entender] o produto e o mercado”, sublinhou.

Nesse sentido, o estudo buscou identificar surfistas para mensurar a demanda que o condomínio teria. “Tínhamos uma premissa: tratava-se de um empreendimento voltado ao mundo do surfe. O grande desafio: encontrar um número de surfistas que almejassem surfar a onda artificial, mas perfeita, e com renda suficiente [para adquirir um lote]”, relatou Assumpção.

Pesquisa com surfistas e familiares

O passo seguinte foi a de realizar uma pesquisa socioeconômica e comportamental, envolvendo surfistas e suas famílias. A consultoria coletou informações também com surfistas profissionais, para a compreensão das especificidades técnicas da prática. “Todos os dados foram analisados e ponderados, para compor um lógica de atratividade, para se criar um novo destino”, contou o executivo da Urban Systems.

Assim, a Praia da Grama tem nas ondas artificiais e tecnológicas o maior destaque, entretanto contempla atrações outras também. Alguns dos equipamentos são academia, restaurantes, sushi bar, spa, cancha de beach tênis e vôlei de praia, assinalou Segall. Os detalhes podem ser conferidos no site do empreendimento: www.praiadagrama.com.br.