Gestão de leads no mercado imobiliário: o que é e como fazer
Gestão de leads no mercado imobiliário: o que é e como fazer
Uma gestão de leads eficiente garante mais clientes e a consequente produtividade no mercado imobiliário. Para isso, algumas estratégias devem ser colocadas em prática para conquistar esse objetivo!
As empresas sobrevivem graças aos consumidores, sejam elas de que setor forem. Sendo assim, no mercado imobiliário, para garantirmos uma carteira de clientes que traga bons resultados, devemos captar leads por meio de uma gestão eficiente.
Diante disso, com um bom acompanhamento e assegurando que eles recebam todas as informações necessárias, provavelmente eles venham a se tornar clientes — principalmente porque já demonstraram um certo interesse no seu negócio.
Então, a primeira coisa a se pensar é na abordagem mais adequada para que eles caiam no seu funil de vendas. Dessa forma, é possível captar o lead para que ele negocie com sua empresa nesse mercado tão competitivo.
Neste artigo, vamos falar sobre alguns conceitos e como atrair leads no mercado imobiliário. Continue a leitura!
O que é um lead?
Um lead nada mais é do que uma pessoa que demonstrou interesse pelo seu negócio e que com mais informações pode se tornar um cliente em potencial. Em vista disso, é possível afirmar que o lead é alguém que já teve contato com sua imobiliária.
Essa pessoa provavelmente deixou algum dado, como um e-mail ou número de telefone, para que a empresa usasse para fornecer mais informações. Nesse momento, ele se torna um prospect.
O fato é que a gestão de leads exige colocar em prática algumas estratégias que a imobiliária pode utilizar. Daí a importância de se conhecer detalhes importantes da captação e quais os melhores métodos a serem adotados pelo negócio.
Qual é a importância da gestão de leads para o mercado imobiliário?
A captação de leads tem por objetivo conquistar um cliente em potencial, garantindo a sua fidelização. Ou seja, inicia-se uma relação de confiança, na qual futuramente será possível a indicação de outras pessoas interessadas, ampliando sua rede de clientes.
As estratégias adotadas para esse processo são simples, mas muito eficientes, assegurando o aumento da carteira de clientes, produtividade e o sucesso das metas dos corretores da imobiliária.
A captação de leads garante algumas vantagens para os negócios. Veja quais são elas:
atrair contatos qualificados para a compra;
aumentar a visibilidade nas redes sociais;
garantir a educação no setor da construção e para o público desse mercado;
elaborar um banco de dados seguro e eficiente;
conquistar mais autoridade no setor imobiliário.
Ou seja, captar potenciais clientes traz uma série de benefícios, pois existe um trabalho muito bem-feito que garante uma visualização mais cuidadosa da empresa. Dessa forma, os profissionais conseguem gerar mais sucesso e produtividade para a empresa.
Como captar leads e obter bons resultados?
Para gerar leads com efetividade, é essencial que previamente se tenha um conhecimento aprofundado do mercado, assim como de seu público-alvo. Além disso, a empresa deve criar a sua buyer persona, que significa montar uma personagem que representará o seu cliente ideal.
Após isso, é hora de colocar as estratégias em prática. Veja quais são elas:
Landing pages
Landing pages, ou LPs, são aqueles espaços encontrados em páginas em que há uma troca de informações com o usuário. Exemplo disso seria o leitor fornecer seu e-mail e receber um conteúdo rico em troca, que pode ser um e-book ou um webinar. O objetivo principal é a captação de contatos que têm interesse em determinado conteúdo, podendo se tornar prospects.
As LPs atuam de forma diferente dos sites, que têm por finalidade apresentar o trabalho de sua empresa de maneira mais ampla. As landing pages atraem o leitor para que ele tenha acesso a conteúdos de seu interesse, bastando apenas fornecer algumas informações para contato.
Criação de conteúdo
Outra forma de atrair o lead é fornecer conteúdo por meio de blog. Trata-se de artigos publicados com temas de relevância para o seu público-alvo. No caso do setor imobiliário, os assuntos devem ser pertinentes a essa área de atuação.
Os conteúdos devem abordar assuntos do mercado imobiliário, como financiamentos e outros tipos de crédito, assim como tudo o que abrange esse setor. Além disso, outros temas podem ser incluídos, como obra, reforma, decoração, entre outros, que tenham a ver com quem tem interesse em comprar ou alugar um imóvel.
Essa produção deve ser gratuita e garantir total facilidade de navegação ao usuário, fazendo com que ele volte sempre à página e acesse outros conteúdos que lhe agradem. Além disso, é essencial adotar as melhores práticas de SEO para que as postagens sejam encontradas nas buscas.
Ademais, existem outros recursos presentes em redes sociais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube, que podem oferecer conteúdos diferenciados aos interessados.
Daí a necessidade de conhecer o seu público-alvo, para garantir conteúdos atrativos que ele certamente consumirá. Variar as publicações, garantindo acesso a vídeos e outros conteúdos que chamem atenção de seu público, é outra forma de atrai-lo e fidelizá-lo.
Site e blog
Um site é essencial para a visualização do negócio e, dessa forma, garantir a presença digital. Por meio dele, será possível que os interessados conheçam a empresa e suas propostas, além de assegurar uma certa transparência nos serviços disponibilizados com a presença de canais de contato.
O blog, por sua vez, disponibilizará conteúdos relevantes para o seu público, possibilitando que ele se informe com artigos, vídeos, entre outros. Com boas práticas de SEO, é possível que seu público-alvo encontre seu site e blog e conheça mais de perto o trabalho da sua empresa.
Feiras e eventos
Por meios tradicionais, também é possível garantir muitos leads. Prova disso são as feiras e eventos organizados para esse fim. Um stand de vendas pode assegurar mais visualização no mercado físico, pois ainda existem clientes que buscam esses locais para negociar.
O fato é que a participação em eventos promove uma certa autoridade à empresa, mostrando que a marca está presente tanto no espaço digital quanto no físico. Isso é muito importante no setor imobiliário, uma vez que esse mercado tem por base padrões tradicionais de marketing.
Utilizar essas práticas para uma gestão de leads de sucesso agregará e atrairá mais clientes para a sua imobiliária, contribuindo para o sucesso e muita produtividade.