Como utilizar a TV nas diferentes etapas da jornada de compra de um imóvel

Como utilizar a TV nas diferentes etapas da jornada de compra de um imóvel

29 de novembro de 2022

O tempo passa e a televisão segue como o meio de comunicação mais presente na vida dos brasileiros. Quase todos os lares do país contam com pelo menos um televisor. Em 2019, o aparelho estava em 96,3% de todos os domicílios pesquisados em um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

E entender o papel da TV na jornada de compra do consumidor — ou seja, o caminho que este cliente em potencial percorre antes de adquirir um produto ou serviço — e como o alcance televisivo pode ser benéfico é fundamental para atingir resultados efetivos na estratégia de comunicação das marcas.

Compra de um imóvel envolve diferentes fatores
A jornada de compra de quem vai adquirir um imóvel é mais complexa e longa. Conforme explica Renata Mateus, Coordenadora de Inteligência de Mercado e Produto da RPC, “é uma decisão onde o consumidor quer ter a certeza de que está fazendo o melhor negócio”.

Por isso, cada etapa da jornada de compra de um imóvel acontece de forma mais detalha que em outra compra. Neste contexto, é vital ter uma marca forte na mente do consumidor; isso será fundamental para influenciar na decisão de adquirir um imóvel com a empresa.

“O primeiro gatilho, após identificar a necessidade de comprar uma casa, é buscar informações sobre o que ele quer, e normalmente a primeira fonte de informação que o consumidor utiliza é a memória. Por isso, é importante estar na memória do consumidor para ser levado em consideração na hora dessa busca de informações”.

Etapa de consideração é ponto crítico para fechar negócio
Essa ativação em comunicação, reforça a coordenadora, deve ser em toda a jornada, especialmente na etapa de consideração. “Neste momento, a exposição é mais do que uma estratégia de awareness (reconhecimento de marca), mas de representatividade em todo o ciclo da jornada do consumidor”, avalia. “É nesse ponto que a TV é muito forte, pois está diariamente junto com esse consumidor, ativando esses gatilhos”.

Hoje o perfil do consumidor é de navegar por cerca de cinco canais durante a jornada e ele espera que eles apresentem os mesmos preços e a mesma linguagem, explica a coordenadora. Como uma “esponja”, ele é ávido por “sugar” informação e deseja conhecer melhor o mercado e o imóvel que está fechando negócio, para ter certeza de que tomou a melhor decisão.

“Isso faz com que ele se torne muito vigilante em relação aos acordos que são feitos com ele. Portanto, ter uma marca forte, que passe credibilidade e confiança é de extrema importância. Aliar isso à credibilidade que a RPC tem é uma excelente oportunidade para se comunicar com esse consumidor”, conclui.

Credibilidade e confiança na tela da RPC
No Paraná, a RPC oferece uma programação local e nacional da TV Globo. Em 2022, por exemplo, 93% da população em Curitiba* já assistiu à RPC. Já pensou em divulgar a sua empresa com este alcance? E o principal: com credibilidade e ao lado de um time comprometido em criar peças publicitárias com alto potencial de conversão.

A RPC também desenvolve soluções otimizadas para cada cliente, seja na TV, no digital ou em outro formato que melhor se adapte às necessidades da marca. Baixe nosso mídia kit ou envie e-mail para marketing@negociosrpc.com.br e saiba mais sobre nossas oportunidades.

*FONTE: Kantar Ibope Media – Instar Analytics – CURITIBA. JAN A MAIO 2022, faixa horária 30h, Cov%. Total Individuos.

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