Ainda existem muitas dúvidas sobre como funcionará o mercado imobiliário funcionará no metaverso. A chegada da nova realidade da realidade aumentada está despertando a curiosidade dos corretores que estão em busca de alguma ideia de como isso pode modificar o futuro. Alguns acreditam que será fascinante utilizar a tecnologia para as negociações que envolvem imóveis.
O mercado imobiliário no metaverso vai proporcionar uma experiência mais imersiva que revolucionará a forma como os compradores procuram a casa dos seus sonhos. Nos próximos anos, ao invés de acessar a internet para ver fotos e vídeos, o cliente conseguirá percorrer as casas virtualmente e comparar diferentes imóveis até encontrar sua propriedade ideal.
Gostaria de descobrir como o metaverso vai impactar o segmento de imóveis? Acompanhe a leitura!
Saiba o que é metaverso e de que forma influencia o mercado imobiliário
O metaverso é um mundo virtual que as pessoas podem explorar, interagir, passear e muito mais. Nesse universo, em breve, as pessoas poderão comprar e vender imóveis virtuais de forma semelhante aos negócios realizados no mundo real. Compradores e vendedores vão trocar informações, realizar visitas online, conhecer novos lugares e negociar preços de modo inovador.
Entenda como o metaverso poderá funcionar no mercado imobiliário
Existem algumas diferenças importantes entre o mundo virtual e o mundo real. No metaverso, os compradores não poderão inspecionar fisicamente as propriedades antes de realizar a compra. Eles terão que contar com showrooms virtuais ou passeios que são criados por vendedores. Além disso, esse universo não concede propriedade exclusiva ao comprador.
Atuação dos corretores
Os interessados em uma unidade imobiliária poderão comprar um contrato de timeshare ou o arrendar de outro usuário. Desse modo, quando um corretor decidir vender um imóvel, ele precisará criar um modelo de realidade aumentada do edifício por meio de uma aplicação, como o Minecraft. Depois disso, basta permitir que os interessados acessem a casa ou o apartamento virtualmente.
Uso de moeda virtual
Caso decida comprar o imóvel, o comprador poderá concluir a transação utilizando uma moeda virtual que será convertida em dinheiro após a conclusão da venda. Embora o uso da tecnologia pareça tornar a aquisição de imóveis mais difícil do que no modelo atual, essa novidade já está movimentando o mercado imobiliário rumo à inovação.
Assinaturas eletrônicas
Com o metaverso, os compradores poderão ver as propriedades de todos os ângulos, enquanto os vendedores poderão mostrar suas propriedades para um público mais amplo. Todas as transações ocorrerão digitalmente, portanto, não há necessidade de ir até o cartório para registrar os contratos de compra e venda. Os acordos feitos entre as partes serão assinados eletronicamente.
Visitas sem sair de casa
Os tours virtuais de casas já estão disponíveis para compra em algumas plataformas como YouTube e Google Street View. Essa novidade já movimenta o mercado imobiliário, e a realidade aumentada permite que os consumidores visualizem como seriam os móveis em uma sala vazia sem ter que entrar nela. Trata-se de uma oportunidade de fazer visitas sem sair de casa.
Descubra como o metaverso está movimentando esse setor
O metaverso está movimentando esse segmento como qualquer outro mercado. Os corretores podem fazer uso de suas ferramentas para aumentar as suas vendas e elevar os lucros, bem como oferecer uma excelente opção aos seus clientes. Mas esses profissionais precisam se qualificar para utilizar as inovações e alcançar o sucesso. Veja a seguir mais detalhes sobre o assunto!
Imóveis virtuais
O mercado imobiliário está mudando com a inclusão dos imóveis virtuais, por meio da realidade aumentada e de outras formas de tecnologia imersiva. Esse novo tipo de imóvel inclui todas as acomodações de uma residência física que podem ser experimentados digitalmente para a vivência de novas sensações. Entretanto, essa mudança não diminuirá a importância dos apartamentos e das casas físicas.
Alguns compradores que se interessam em comprar casas, terrenos, sítios ou salas comerciais, por exemplo, ainda não sabem como usar essas tecnologias imersivas para ver o que estão comprando antes de investir. À medida que a popularidade dos imóveis virtuais cresce, também aumenta o seu potencial para mudar a maneira como são compradas essas propriedades.
A aquisição de imóveis virtuais reduz os custos com deslocamentos e favorece os compradores com mobilidade limitada ou que não pretendem sair do conforto do seu lar. O metaverso oferece também a possibilidade de adquirir um imóvel ou fazer investimentos sem precisar acessar as estruturas físicas do modo convencional.
Realidade aumentada
A realidade aumentada possibilita aos corretores imobiliários mostrar aos potenciais compradores uma propriedade sem que eles precisem se locomover até o endereço. Isso pode ser particularmente útil para investidores que estão em outras cidades ou para quem pretende comprar um imóvel em sigilo. O profissional pode criar ambientes e colocar neles todos os recursos desejados.
Com o uso de um smartphone, de um computador e da realidade aumentada, fica mais fácil mostrar aos clientes como eles podem remodelar a cozinha, decorar a sala ou colocar os móveis em cada quarto. Essa ferramenta permite aos compradores escolher o imóvel mais atrativo e adequado às suas necessidades sem perder horas no trânsito.
Multipropriedades
O metaverso possibilitará aos interessados a aquisição de multipropriedades por meio de imóveis e terrenos virtuais. Um comprador terá a chance de comprar um apartamento em um mundo virtual e depois visitá-lo sempre que quiser de forma online. Por outro lado, ele poderá interagir com outras pessoas e objetos que estarão presentes no mesmo mundo virtual.
Como você pode ver, o metaverso ajudará os compradores e corretores a repensar como compram, vendem e alugam os seus imóveis. Há profissionais que pensam que a nova tecnologia dará aos interessados muito mais informações do que eles têm hoje e, consequentemente, os preços podem cair. Contudo, a inovação pode trazer diversos avanços para esse mercado.
Showroom virtual
Ao entrar no showroom virtual, o cliente é instantaneamente transportado para um mundo diferente. Nesse universo, ele poderá ver todas as propriedades disponíveis que estão à venda, passear por elas, ter uma ideia do layout e até conversar com o corretor imobiliário que está participando da negociação para tirar dúvidas e fechar um contrato.
Entendeu como funcionará o mercado imobiliário no metaverso? Além de todas essas novidades, o metaverso também promete desburocratizar processos no setor, tornando-os mais ágeis. Essa nova realidade trará diversos benefícios para corretores, compradores e investidores, que terão acesso a imóveis virtuais e a propriedades físicas localizadas no mundo inteiro.