Vendas de apartamentos em Curitiba crescem pelo segundo ano consecutivo

Vendas de apartamentos em Curitiba crescem pelo segundo ano consecutivo

15 de setembro de 2022

A mais recente pesquisa da Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Paraná (Ademi-PR) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica mostra que as vendas de apartamentos novos em Curitiba cresceram pelo segundo ano consecutivo. Igualmente, está em alta o valor geral de vendas (VGV) das unidades residenciais.

O levantamento traz os dados consolidados do primeiro semestre de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado. Nesse sentido, a análise é de que o mercado imobiliário na capital paranaense mantém indicadores positivos, mesmo enfrentando cenário adverso. Ou seja, em contexto ainda de pandemia de covid-19 e de inflação elevada.

Segundo a pesquisa, entre janeiro e junho deste ano as vendas de apartamentos novos em Curitiba cresceram 18,4%, em relação a idêntico período de 2021. Assim, foram 3.987 unidades vendidas, ante 3.368 entre janeiro e junho do ano passado.

Por sua vez, o VGV para unidades residenciais alcançou R$ 2,28 bilhões no acumulado do primeiro semestre de 2022. Isto é, um incremento de 28% em relação ao acumulado em igual período de 2021, quando chegou a R$ 1,78 bilhão.

Resiliência nas vendas de apartamentos em Curitiba

O presidente da Ademi-PR, Luiz Gustavo Salvático, enaltece os resultados que a pesquisa traz. “Resiliência” é a palavra que o executivo usa para definir como o mercado imobiliário atravessa a atual conjuntura.

“É o segundo ano consecutivo com crescimento nas vendas de imóveis residenciais em Curitiba”, reitera. “O mercado manteve-se resiliente à pandemia de covid-19 e mantém a mesma resiliência no pós-pandemia, mesmo com a disparada da inflação.”

Em contrapartida, há um fator que preocupa: a falta de mão de obra na construção civil. Principalmente, porque o número de alvarás residenciais liberados segue em ascensão. Dessa forma, mais obras vão demandar mais contratações.

Alvarás

No acumulado em 12 meses (de junho de 2021 a junho de 2022), o número de alvarás liberados soma 27.688 unidades. É o terceiro maior número de toda série histórica de acumulados em junho de um ano, desde 2008.

Por outro lado, na comparação primeiro semestre de 2022 sobre mesmo período do ano passado, há uma ligeira queda no total de alvarás liberados, da ordem de -2,1%. Afinal, foram 8.971 de janeiro a junho deste ano, enquanto entre os mesmos meses de 2021 foram 9.164. Ainda assim, o resultado do primeiro semestre deste ano é o segundo melhor desde 2014.

Outros indicadores

A pesquisa Ademi-PR/Brain reúne outros indicadores, regionais e nacionais, de suma importância para a compreensão da conjuntura e para balizar os investimentos e ações estratégicas do mercado imobiliário.

Nesse sentido, são tanto indicadores de ordem macroeconômica (inflação, desemprego, Produto Interno Bruto), como específicos da construção civil e mercado imobiliário. Inclusive, dados sobre lançamentos, tipologias desses lançamentos, preços médios e distribuição por bairros e municípios da região metropolitana de Curitiba.

Particularmente, esta edição inclui ainda um panorama do cenário político, em função das eleições próximas. Além de resultados de pesquisas de intenção de voto, o estudo aponta propostas do campo fiscal e econômico das duas candidaturas mais bem colocadas em tais pesquisas.

Os associados da Ademi-PR podem acessar a apresentação e as planilhas, com exclusividade, clicando aqui.