Vai precisar escavar? Confira as dicas da Compagas para fazer sua obra em segurança

Vai precisar escavar? Confira as dicas da Compagas para fazer sua obra em segurança

19 de novembro de 2024

Planejamento é fundamental para qualquer projeto. Quando se trata de grandes obras de construção com a necessidade de escavação, a premissa é mais do que verdadeira. Isso acontece porque a área pode estar próxima da tubulação de gás natural e rompimentos nessas estruturas causam vazamentos, aumentam o risco de explosão no entorno, além de danos à saúde das pessoas e prejuízos no abastecimento de gás.

A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) mantém os pontos por onde passam essas redes de gás sinalizados de diversas formas, como com o uso de tachões e placas, mas essa indicação, por si só, não é suficiente. Antes de qualquer escavação, é preciso solicitar a visita e a avaliação de um técnico da companhia. Neste post é possível entender o porquê e como a empresa atua com as suas equipes em casos de emergência.

Para começar, entenda os riscos

Embora a concessionária de gás natural tenha o cuidado de sinalizar os locais por onde passam as redes, a profundidade da tubulação pode variar. Por isso, somente a própria empresa terá informações precisas a respeito da localização e dos pontos seguros para se escavar.
Sem essa orientação, existe o risco de se atingir as redes. As consequências vão desde os vazamentos, que podem causar incêndios e explosões, até danos à rede, com interrupção do fornecimento e paralisação de serviços.

Passo a passo para escavações seguras

Antes de começar, é necessário comunicar a necessidade da escavação próxima à rede de gás, que poderá ser identificada por meio de sinalização – com tachões na calçada, placas e faixas. O contato é necessário porque apenas a companhia saberá a exata profundidade da rede no local desejado.

Veja também – Escave com Segurança

O agendamento com a Compagas, portanto, deve acontecer com três dias de antecedência pelo telefone 0800 643 8383 para que a equipe técnica possa emitir um documento de Registro de Interferência (RI). Mais informações sobre a rede podem ser obtidas pelo mesmo
telefone ou pelo e-mail compagas@compagas.com.br.

Ao todo, nos 16 municípios atendidos no Paraná, são 880 quilômetros de rede de distribuição
de gás sob responsabilidade da Compagas.

Em caso de emergência, como proceder?

Caso ocorra vazamento, é imprescindível não utilizar qualquer equipamento capaz de fornecer uma fonte faísca ou chama. A Compagas deve ser acionada o mais rápido possível pelo telefone 0800 643 8383, para que possam ser tomadas as medidas de contenção, como o acionamento de válvulas de bloqueio.

A Compagas possui uma equipe técnica especializada 24 horas para realizar atendimentos de emergência.