Por que contratar um estudo de inteligência de mercado?

Por que contratar um estudo de inteligência de mercado?

13 de abril de 2022

O setor imobiliário, além de suas especificidades em relação a outras cadeias produtivas, é diretamente impactado por políticas macroeconômicas e pela conjuntura global, nacional e regional. Logo, entender toda essa complexidade de cenário é fundamental na tomada de decisões. Então, entra em cena aliado importante: um estudo de inteligência de mercado.

Contratar esse tipo de estudo é investir em um dos insumos mais preciosos: a informação. Com ela, o investidor avalia históricos, compreende o presente e consegue se preparar de maneira mais segura para os desafios de hoje e do futuro. Contudo, mais do que informação é imprescindível que ela seja de qualidade e confiável.

Momento

Se, normalmente, um estudo de inteligência de mercado se faz importante, no atual momento é uma contratação indispensável. Senão vejamos: 2022 coloca aos empreendedores do setor imobiliário uma série de desafios.

No cenário interno, o ano começou com a continuidade do processo de elevação da taxa básica de juros, a Selic. Dessa forma, os financiamentos ficam mais caros, o que afeta a venda de imóveis.

Do mesmo modo, o encarecimento dos materiais de construção – outra realidade deste 2022 – impacta nos custos e resultados de construtoras. Nesse sentido, outro efeito é o do encarecimento da mão de obra, com os reajustes decorrentes dos dissídios salariais.

Inteligência de mercado

Com tudo isso, o estudo de inteligência de mercado é o caminho para que o empreendedor destrinche essa complexidade. Afinal, os trabalhos produzidos por consultorias especializadas vão para além das estatísticas. Estas estão regularmente disponíveis por instituições de pesquisa.

O estudo de inteligência de mercado específico para o mercado imobiliário aproxima e contextualiza, para o setor, a ampla gama de indicadores. Traz comparativos, séries históricas, projeções e avaliações que vão ao encontro das demandas do investidor da área.

Subsídios

Por exemplo, um estudo desse gênero dá a construtores e incorporadores subsídios para tomar decisões e providências que viabilizem lançamentos mais assertivos. Isto é, para lançamentos que se concretizem em resultados favoráveis.

Ou seja, o investidor se prepara para garantir maior velocidade de vendas, diminuição de estoques e maior valorização do metro quadrado. Em suma, para fazer a roda de seus investimentos girar.

A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) contrata estudos de inteligência de mercado, com o intuito de fornecer ao setor informação qualificada.

Constantemente, a entidade divulga notícias sobre esses materiais, como o estudo que trata do segmento de locação para Airbnb, e a pesquisa sobre o comportamento de vendas, alvarás, valor geral de vendas, entre outros. Ambos têm a parceria da Brain Inteligência Estratégica.