Place branding: o que é e vantagens
Place branding: o que é e vantagens
O place branding – o que é e suas vantagens para o mercado imobiliário – foi tema de edição recente do Ademi Talks.
A conversa, disponível no canal da Ademi-PR no Youtube e no Spotify, teve condução de Ricardo Reis (CEO da Reis Real Estate e diretor da Academia Ademi-PR) e participação de dois profissionais referências no assunto: Caio Esteves (diretor global de Placemaking na Bloom Consulting) e Thomaz Assumpção (CEO da Urban Systems).
O que é place branding?
Place branding é um conceito relativamente novo e envolve valorizar características e particularidades de uma determinada localidade. Ou seja, é pensar em produtos cujo conceito esteja em harmonia com a cultura na qual se insere.
Pontualmente, no mercado imobiliário significa valorizar o conceito de lugar. Nesse sentido, Esteves assinala a importância de se entender esse termo dentro da concepção dada pela Geografia Humana.
“O lugar é o espaço [geográfico] dotado de significado para pessoas. Não é o terreno, a área, o chão; é o que a gente entende, percebe por esse lugar. Afinal, sem gente, sem percepção, não existe lugar”, afirma o executivo da Bloom Consulting.
Desse modo, o mercado imobiliário precisa apostar cada vez mais em “produtos sistêmicos”, nas palavras de Assumpção, da Urban Systems. Isto é, empreendimentos em que residencial, comercial e serviços estejam em convergência.
“É preciso colocar no ‘mindset’ do mercado imobiliário o pensamento de place branding”, sublinha o especialista. Assim, continua, o foco deve estar no lugar, e não o produto. “E entendendo que esse lugar tem uma série de condicionantes que precisam de ser conhecidas. Lugar não é terreno. É onde a pessoa se sente bem, sente que pertence [a esse lugar].”
Vantagens do place branding
O place branding tem um significado mais amplo no mercado imobiliário. Logo, a criação dessa marca positiva para uma bairro ou região passa obrigatoriamente por dois pontos de atenção.
Em primeiro lugar, a implementação de políticas para gerenciamento de questões sociais e práticas corporativas que possam afetar a imagem do local. Em segundo lugar, a gestão das preocupações sociais, como segurança, saúde e educação.
Confira algumas vantagens do place branding no mercado imobiliário.
– Criar valor ao produto, proporcionando melhores vendas
Todas as melhorias realizadas e as boas experiências geradas contribuem automaticamente para a criação de uma marca local positiva.
Assim, tais recursos podem ser um programa de segurança pública bem implementado ou ao fato de estar num país com o ranking das melhores universidades do mundo, por exemplo.
Consequentemente, essa características também passam a fazer parte dos pontos fortes empreendimento imobiliário e devem ser amplamente explorados pelas equipes de marketing e de vendas.
– Mitigar os riscos do negócio, na medida em que se tem um empreendimento em que os potenciais clientes identificam pertencimento ao lugar
O place branding é a garantia que os futuros clientes têm de que o local que escolheram para viver ou trabalhar entrega uma promessa que vai muito além de uma imagem ou vídeo bonito, quando executado de de forma relevante contínua.
É a materialização do estilo de vida do futuro morador. Um lugar feito sob medida para ele e para sua família.