“Novo Refis” é sancionado e permite a inclusão de débitos do RET
“Novo Refis” é sancionado e permite a inclusão de débitos do RET
O Presidente Michel Temer sancionou nessa terça-feira (24/10) a lei do PERT – Programa Especial de Regularização Tributária, conversão da Medida Provisória nº 783/2017. Conforme era esperado, alguns dispositivos foram vetados pela Presidência, inclusive o que possibilitava a adesão ao parcelamento por empresas optantes pelo Simples Nacional.
Por outro lado, foi preservado o § 2º do art. 1º que menciona expressamente a possibilidade de participação por incorporadoras que tenham realizado a opção pelo RET – Regime Especial de Tributação criado pela Lei nº 10.931/2004 para receitas de incorporações imobiliárias submetidas ao regime de patrimônio de afetação:
“1º – Poderão aderir ao Pert pessoas físicas e jurídicas, de direito público ou privado, inclusive aquelas que se encontrarem em recuperação judicial e aquelas submetidas ao regime especial de tributação a que se refere a Lei nº 10.931, de 2 de agosto de 2004.”
Assim, fica preenchida uma das principais lacunas da primeira versão da legislação que criou o programa especial de parcelamentos tributários.