Mercado imobiliário: vendas crescem 12% em Curitiba
Mercado imobiliário: vendas crescem 12% em Curitiba
As vendas de imóveis residenciais e comerciais em Curitiba encerraram o último ano em expansão. Desse modo, comercializaram-se 6,8 mil unidades em 2021, um crescimento de 12% sobre 2020. Os dados fazem parte da mais recente pesquisa realizada pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Paraná (Ademi-PR) em parceria com a Brain Inteligência Estratégica.
Além disso, a pesquisa mostra que entre as 6,8 mil unidades com vendas concluídas em 2021, estão 6.193 apartamentos, 79 casas e 525 unidades comerciais verticais. Aliás, o desempenho do Valor Geral de Vendas (o VGV, como é conhecido no mercado) é ainda maior: aumento de 36,4% ano passado, sobre 2020. O VGV em 2021 somou R$ 4,3 bilhões.
Alvarás liberados no mercado imobiliário
De acordo com a pesquisa, com o aquecimento das vendas, o mercado imobiliário na capital paranaense e região demonstra disposição para continuar investindo. Aliás, é o que sinalizam indicadores como liberação de alvarás para novas construções e, ainda, o número de lançamento de empreendimentos.
Em 2021, foram liberados alvarás para 27,5 mil unidades residenciais novas, ou seja, quase o dobro em relação a 2020 (quando foram 13,8 mil). Desse modo, foi o maior número desde 2010, ano em que o total de liberações passou dos 31,2 mil. Além disso, é o segundo melhor resultado da série histórica iniciada em 2005.
Lançamentos
Já para os lançamentos – neste caso, incluindo residenciais (horizontais e verticais) e comerciais (verticais) – tiveram alta de 6,5% em 2021, sobre o ano anterior.
Assim, foram 131 empreendimentos lançados – a maior parte (99 deles), edifícios (empreendimentos residenciais verticais). Desse modo, esses empreendimentos lançados somaram 8,4 mil unidades (residenciais e comerciais) no último ano, um salto de 52% sobre o total registrado em 2020.
Por localização
Além disso, a pesquisa sobre o mercado imobiliário em Curitiba traz a distribuição da oferta de unidades residenciais verticais lançadas por bairro. A lista dos dez bairros com maior oferta de lançamentos respondeu por 23% do total, em 2021. O Água Verde liderou, com 5%. Os demais 65 bairros (o município tem, ao todo, 75) registraram 77% da oferta lançada de de unidades residenciais verticais.
Ademais, o levantamento analisou o lançamento de unidades residenciais verticais em nove municípios da região metropolitana de Curitiba. São eles, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Campo Largo, Araucária, Pinhais, Colombo, Campina Grande do Sul, Fazenda Rio Grande e Piraquara. Nesses, foram 18.612 no total. Um quarto dessas unidades, em São José dos Pinhais.
Casas e terrenos
Conforme a pesquisa da Ademi-PR/BRAIN, com relação a unidades residenciais horizontais (casas), destaque para Fazenda Rio Grande. Do total de casas lançadas nos nove municípios no ano passado (2.235), Fazenda Rio Grande respondeu por 72%.
Além disso, o município concentra 73,6% dos lançamentos de loteamentos na região metropolitana.
Entretanto, Campo Largo se destacou no indicador terreno de condomínio fechado, com um terço do total lançado.