Lançamentos imobiliários: como acelerar as vendas?
Lançamentos imobiliários: como acelerar as vendas?
Toda construtora e incorporadora deseja que seus lançamentos imobiliários sejam totalmente comercializados durante o período de obras. Afinal, acelerar a venda de imóveis traz benefícios como a redução do custo de aquisição do cliente e a amortização do empréstimo (no caso de obras financiadas junto aos bancos).
Além disso, em alguns casos, permite que a empresa construa uma lista de reservas de clientes. Assim, ela pode ser usada tanto para a revenda dos imóveis no mesmo edifício, quanto para represamento em lançamentos imobiliários que ainda virão.
Entretanto, é preciso que a empresa implante um conjunto de estratégias para aumentar a sua participação no mercado, superar a concorrência e gerar oportunidades de vendas.
Assim, elencamos algumas delas para você zerar o seu estoque.
1. Invista numa pesquisa de inteligência de mercado
O primeiro passo para um planejamento de um lançamento imobiliário de sucesso é conhecer os detalhes da região em que o empreendimento será construído.
Quais as características socioeconômicas e demográficas e os interesses das pessoas que moram na bairro? Qual o perfil da concorrência? Que oportunidades existem? Além disso, quais são os pontos fortes e fracos do seu projeto?
Todas essas questões são respondidas na pesquisa de inteligência de mercado.
Aliás, você sabia que a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR) oferece esse levantamento gratuitamente e com exclusividade aos seus associados?
O estudo é realizado desde 2009, em parceria com a Brain Inteligência Estratégica. Dessa forma, ele traça o perfil dos lançamentos imobiliários em Curitiba e Região Metropolitana, para imóveis residenciais e comerciais.
Conheça os planos e serviços da Ademi-PR!
2. Desenvolva um projeto inovador
Outro benefício do estudo de inteligência de mercado é ajudar a conceber o projeto do novo empreendimento. Ou seja: é possível identificar os interesses e desejos das pessoas com perfil para comprar o seu imóvel.
Além disso, não dá para deixar a arquitetura e o design em segundo plano. Afinal, o produto imobiliário tem de ser constantemente inovado.
Aliás, a criação e a inovação estão entre as coisas mais importantes de um projeto imobiliário e precisam de atenção dos empreendedores. Isso significa que eles devem proporcionar uma condição favorável para que o arquiteto crie e apresente novas soluções.
3. Capriche na apresentação dos lançamentos imobiliários
Você levantou todas as informações possíveis sobre a região e desenvolveu um projeto inovador. Agora, é hora de caprichar na apresentação do empreendimento e encantar o comprador.
Imagens e vídeos 3D com qualidade e riqueza de detalhes dão vida ao seu empreendimento. Além disso, proporcionam a experiência de estar dentro do imóvel, mesmo que ele ainda esteja em construção.
O tour virtual também é um excelente aliado para as construtoras e incorporadoras. Dessa forma, o cliente pode passear pelo imóvel. Assim, ele consegue visualizar melhor o tamanho dos cômodos, os detalhes do projeto e qualidade dos acabamentos que serão entregues.
Além disso, por que não lançar o seu empreendimento no metaverso? Atentas à Geração Z, as construtoras e incorporadoras estão cada vez mais presentes no mundo digital.
4. Ofereça uma experiência única para o cliente
Foi-se o tempo em que o plantão de vendas era apenas um local para receber os clientes. Ao contrário, hoje esse é um importante espaço para criar uma experiência única para o potencial comprador.
E, também aí, a tecnologia é uma aliada. Sabe a maquete física? Agora, você pode transformá-la numa mesa interativa que, por meio da realidade aumentada, projeta a maqueta do imóvel e traz todas as informações sobre plantas e implantação.
Ainda falando sobre ponto de venda, uma ferramenta imbatível de marketing e de vendas é o apartamento decorado. Afinal, o que passa melhor a sensação de morar no novo imóvel do que isso?
Mas, se você não quiser ou puder montar um apartamento totalmente decorado, pode reproduzir alguns ambientes, como a sacada ou a cozinha integrada ao living. Assim, você também poderá usar o espaço para eventos, encontros e reuniões.
5. Treine a sua equipe de vendas
Você impactou o cliente e conseguiu levá-lo para visitar o seu plantão de vendas ou o apartamento decorado. Agora, é hora de surpreendê-lo com um atendimento impecável. Essa é a meta do corretor de imóveis, seja ele da house da própria empresa ou da imobiliária parceira.
Por isso, é importante treinar a equipe de vendas e não apenas uma vez! Ou seja: o corretor de imóveis precisa estar com o discurso afiado quando apresentar o imóvel e mostrar que conhece todos os detalhes do lançamento imobiliário.
Lembre-se que mais de 90% das pesquisas de compra do imóvel começam na internet (segundo o próprio Google). Além disso, certamente o comprador fez uma pesquisa completa sobre o seu empreendimento, e os da concorrência, antes da visita.
Por isso, você precisa estar preparado para esclarecer todas as dúvidas que ele tiver, especialmente as mais específicas.