Evento reúne gestores e profissionais do mercado para apresentação do Perfil Imobiliário 2017

Evento reúne gestores e profissionais do mercado para apresentação do Perfil Imobiliário 2017

18 de dezembro de 2017

A Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR) e o Sinduscon/PR reuniram na noite dessa quinta-feira (14/12), em Curitiba, aproximadamente cem gestores, diretores e funcionários das incorporadoras, construtoras, imobiliárias, empresas de consórcio e fornecedoras associadas em evento para apresentação dos dados do Perfil Imobiliário 2017. O estudo foi apresentado pelo sócio diretor da BRAIN Bureau de Inteligência Corporativa, Fábio Tadeu Araújo. O evento teve o patrocínio do Grupo Haganá.

A publicação anual apresenta uma análise da produção imobiliária em Curitiba, residencial e comercial. Além disso, reúne dados sócio demográficos e de mercado sobre os lançamentos em todos os bairros de Curitiba, agrupados em regiões, bem como dos principais municípios da Região Metropolitana. O levantamento mostrou que o ano de 2017 foi o primeiro, desde 2011, a registrar aumento de lançamento em comparação com o ano anterior, contabilizando alta de 10,3% em empreendimentos (32 no total) e de 48,7% em unidades lançadas (2.244 no total).

“Esse crescimento foi profundamente impactado por unidades de menor valor, incluídas no programa Minha Casa Minha Vida. Assim, pode-se dizer que houve consumo de imóveis em estoque em Curitiba. De cada 100 apartamentos disponíveis na cidade, 47 são de prontos. Entretanto, os alvarás liberados registraram queda de 30%, indicando que o construtor está cauteloso quanto aos lançamentos e ainda em fase de redução do estoque ”, analisou o presidente da Ademi/PR, Jacirlei Soares Santos.

O dirigente acredita que há sinais importantes que devem promover a recuperação do mercado imobiliário em 2018, como a melhora da confiança empresarial, crescimento na economia e redução da taxa de juros, com reflexos no crédito ao consumidor e em captação de investimentos para o setor. “Acredita-se que parte da redução dessa taxa implicará em juros menores de financiamento imobiliário, expandindo o mercado. Alguns setores também dependentes de crédito, como o setor automobilístico, já mostram reação, atendendo uma demanda reprimida de consumidores. Ainda assim, por se tratar de um ano com eleições presidenciais, esse resultado vai depender do cenário político”, opinou Santos.

O presidente do Sinduscon-PR, Sérgio Crema, reforçou que depois de três longos anos de dificuldade econômica, é possível falar em retomada no crescimento e na expectativa de lançamentos no setor imobiliário. “Acreditamos num crescimento de 2% do setor no ano que vem com aumento da empregabilidade”, reforçou.

Acesse http://bit.ly/2AR2cRE para conferir e baixar gratuitamente todas as fotos do evento.