Entidades oferecem consultoria para a compra do imóvel
Entidades oferecem consultoria para a compra do imóvel
Oferecer consultoria jurídica, construtivas e arquitetônicas para quem quer comprar um imóvel. É isto que a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi-PR), da Associação dos Escritórios de Arquitetura (Asbea-PR) e do Sindicato da Construção Civil (Sinduscon-PR) vai oferecer aos visitantes na Feira de Imóveis 2010, que será realizada de 11 a 15 de agosto, no Estação Convention Center, em Curitiba.
O presidente da Ademi-PR, Gustavo Selig, conta que, no estande das entidades, poderão ser obtidas informações sobre os principais cuidados para a compra, desde a escolha até a entrega do imóvel. “Esta é uma ação que, ao mesmo tempo em que pretende fornecer garantias ao consumidor, incentiva, cada vez mais, a profissionalização do mercado”, destaca.
Arquitetos e advogados darão orientações sobre itens como os documentos do empreendimento que devem ser exigido pelo comprador, condições de pagamento disponíveis, tempo previsto para obtenção da escritura definitiva e as responsabilidades sobre as despesas.
Além disso, serão apresentados os meios e instrumentos para a busca de informações sobre construtoras, incorporadoras e imobiliárias. “O objetivo é que, munidas destes dados, as pessoas possam comprar com tranquilidade o imóvel desejado”, afirma o presidente do Sinduscon-PR, Hamilton Franck.
De acordo com Selig, as principais dúvidas se referem ao prazo para conclusão das obras, a alterações nas parcelas de pagamento, em função de variações no Índice Nacional de Custo da Construção Civil (INCC), e à qualidade do imóvel.
“Disponibilizar um modelo de acompanhamento da obra, manter atualizações sobre possíveis reajustes no preço das matérias-primas, mostrar o memorial descritivo e alguns empreendimentos concluídos pela empresa são boas alternativas para manter o comprador informado e satisfeito”, exemplifica Selig.
Na área da arquitetura, atenção especial deve ser dada para elementos como qualidade de espaço, insolação, dimensionamento e iluminação do imóvel. “É importante fazer esse trabalho em conjunto com as principais entidades representativas do setor para obter uma ação mais efetiva em direção ao fortalecimento das empresas de arquitetura e da construção civil do Estado”, afirma o presidente da Asbea-PR, Gustavo Pinto.