Empresa premiada como “Imobiliária do Ano no PR” apostou na tecnologia para superar desafios da pandemia

Empresa premiada como “Imobiliária do Ano no PR” apostou na tecnologia para superar desafios da pandemia

16 de fevereiro de 2022

Quando alguém liga no número (41) 3411-1245, ouve a mensagem: “Você ligou para a JBA Imóveis. Digite 1 para compra ou venda; 2 para aluguel e 3 para outros departamentos”. A gravação dá início ao atendimento personalizado, que será conduzido de forma remota pela imobiliária. A partir do primeiro filtro, são pessoas e não mais robôs que estão a postos para identificar o interesse do cliente e avaliar suas necessidades, antes de transferir a ligação para o corretor de imóveis. Da mesma forma, no canal do WhatsApp, o diálogo com os robôs é também uma porta de entrada para o consumidor. Mas boa parte do que antes era feito de forma presencial pelos corretores, agora é resolvido remotamente, de maneira tão ou até mais eficiente do que antes da pandemia de covid-19.

Ainda que, para os clientes, a automação cesse na etapa preliminar do atendimento, a inteligência artificial não para de trabalhar depois que deixa de interagir diretamente com o consumidor. Com softwares e aplicativos de automação inteligente, as ferramentas fornecem métricas e dados que refinam ainda mais cada atendimento, usando informações como o tempo de ligação, o tempo de fala do cliente e de resposta do corretor, e até o tom da voz. Com a análise feita a partir dos recursos de tecnologia da informação, a equipe de corretores tem o que precisa para fazer o que mais sabe: fechar negócios.

Em mais de dois anos de pandemia, o mercado imobiliário passou por várias adaptações para atender o consumidor em isolamento social. Mas, em vez de derrubarem as vendas e locações, os desafios da covid-19 fizeram com que a JBA ampliasse a taxa de conversão e o faturamento durante o período de isolamento social. O bom desempenho acompanhou o aquecimento do mercado imobiliário, mas a escolha por soluções tecnológicas, implementadas antes mesmo da crise sanitária, fez a diferença para a empresa premiada com o troféu Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário) de ”Imobiliária do Ano no Paraná”.

Somente no segmento de locações, a taxa de conversão da JBA na captação de imóveis saltou de 20% para 40%, após a implementação de novos processos e tecnologias. A procura pelos serviços da empresa aumentaram e, em 2021, a imobiliária abriu uma loja específica para atender o ramo de locação, já com os mecanismos de inovação a serviço dos negócios. O resultado foi mais crescimento: a média de clientes por imóvel passou de 10 para 18. “Nossos corretores já vendiam bem, porque é o que eles sabem fazer melhor. Mas, quando a gente entregou as ferramentas que se mostraram mais do que adequadas para trabalhar no novo cenário, eles imprimiram uma velocidade maior nas vendas e locações. E a satisfação dos clientes só aumentou”, conta a diretora administrativa da JBA, Cláudia Gonçalves.

Virar a chave

Por meio das ferramentas da tecnologia da informação (TI) e da inovação, a imobiliária premiada atravessou os períodos de maiores restrições da pandemia sem turbulências. O segredo, segundo o gestor de TI e coordenador da Central de Atendimentos da JBA Imóveis, Wiliam Daniel, foi compreender a necessidade de “virar a chave” com relação à visão restrita que por vezes o setor deu à tecnologia. “TI não é só máquina ou só arrumar computador. Esse é um segmento estratégico dentro de uma empresa, que agrega qualidade ao atendimento prestado e aumenta as vendas”, defende.

Em home office, os profissionais da JBA passaram pelo pico da pandemia com todas as informações de que precisavam acessíveis em casa ou em qualquer lugar com Internet. “Dados são fundamentais. A gente, de posse dos dados adequados e sabendo trabalhar com eles, tem a leitura do cenário todo. Isso faz a diferença”, completa. O especialista lembra até hoje da noite de sexta-feira, dia 12 de março de 2021, quando a Prefeitura de Curitiba decretou a Bandeira Vermelha na capital, com medidas restritivas próximas de um lockdown. “Com o desafio de manter os atendimentos de forma remota, subimos tudo para a nuvem, não paramos nenhum dia e os processos puderam funcionar normalmente, com as pessoas trabalhando de casa”, lembra.

Na época, quem precisou emprestar equipamento ou mobiliário para se adaptar ao home office recebeu o suporte da empresa. A Central de Atendimento da imobiliária passou por uma transformação, para o atendimento coordenado também a partir do uso da tecnologia. “Quem ligava, não percebia a diferença de ambiente, pois o telefone era o mesmo da placa da rua ou da página da internet. As ligações foram redirecionadas em rodízio para aquele atendente que estava disponível no momento”, conta a diretora administrativa da JBA. Na época, ficou claro que o antigo modelo, com baias e as pessoas trabalhando lado a lado, deixou de ser o único formato possível de agregar resultados ao atendimento da empresa.

Na atual dinâmica, a imobiliária não possui mais sistemas de informação locais e fixos. Tudo funciona em uma “nuvem”. E isso não deve mais mudar. “Antes mesmo da pandemia, tivemos de ter a coragem de quebrar tabus e investir em automação. A consequência é a maior agilidade nos processos, sem perder de vista o reconhecimento e a importância dos profissionais que se utilizam e qualificam, por meio do atendimento pessoal, as métricas e informações geradas”, acrescenta a diretora.

Vitrine virtual

Atualmente, a principal vitrine da imobiliária é o site institucional. Cerca de 24% das pessoas que procuram a JBA Imóveis para compra, venda ou locação de imóveis entram em contato por algum dos canais de atendimento neste espaço e, em 2021, 28% das vendas efetuadas se deram com clientes convertidos a partir do site. Mas as informações e relatórios gerados a partir da inteligência artificial permitem aos mais de 100 corretores e executivos do grupo irem ainda mais longe e identificar de onde partem as pessoas que convertem mais, como chegaram até a empresa, onde encontraram o número do telefone de contato, que imóveis são mais procurados, em que bairros, quais as tipologias mais procuradas, há quanto tempo se buscava por fechar negócios, entre outras informações.

Sobre a JBA Imóveis

A JBA Imóveis possui uma carteira com mais de duas mil ofertas de imóveis na Grande Curitiba; atua em parceria com 130 construtoras e mais de 500 proprietários diretos de imóveis na região. Eleita a Imobiliária do Ano 2021 pela Ademi-PR (Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná), a imobiliária tem 29 anos de atuação em Curitiba e região, com uma loja virtual e seis lojas físicas em diferentes pontos da cidade, como Jardim das Américas, Santa Felicidade, Boa Vista, Boqueirão e Água Verde. A empresa conta com cerca de 150 colaboradores.