Eficiência e sustentabilidade

Eficiência e sustentabilidade

20 de junho de 2024

Em edifícios e casas de todos os tamanhos e padrões, o gás natural canalizado já é uma realidade em diversas regiões do país. O consumo do combustível tem crescido no setor imobiliário devido às suas vantagens em relação aos outros tipos de abastecimento e às suas possibilidades de uso.

O combustível que antes era utilizado majoritariamente para aquecer a água e abastecer fornos e fogões, hoje, já está presente no funcionamento de piscinas aquecidas, lareiras internas e externas, churrasqueiras e sistemas de climatização. Por sua versatilidade, também pode ser utilizado em conjunto com sistemas de energia solar e outras fontes renováveis, aumentando a flexibilidade e eficiência energética dos imóveis.

Nos novos lançamentos, a maioria dos projetos já conta com a estrutura para o fornecimento de gás canalizado. Ao contrário dos cilindros de gás convencionais, que precisam ser substituídos periodicamente, o gás natural é fornecido de forma contínua e direta para os imóveis conectados à rede. Isso elimina a necessidade de armazenamento e reposição, proporcionando uma experiência mais conveniente para os residentes.

Além da comodidade, a segurança é um fator que exerce grande influência na aquisição ou na locação de um imóvel. No Paraná, por exemplo, a Compagas, que é a 3ª maior fornecedora do setor no país, oferece sistemas de distribuição rigorosamente projetados e monitorados para garantir um alto padrão de segurança.

A empresa oferece uma consultoria e acompanhamento técnico durante e após o período de instalação. No entanto, mesmo com todos os procedimentos para evitar vazamentos, caso isso aconteça, o gás natural ainda diminui os riscos de acidentes, uma vez que é mais leve do que o ar e se dissipa com mais rapidez.

Por emitir uma quantidade menor de dióxido de carbono (CO2), que é um dos principais gases de efeito estufa, no meio ambiente, o gás natural ainda é uma opção mais sustentável, pois é menos poluente do que combustíveis fósseis como o carvão e o óleo. O gás natural é considerado uma fonte de energia da transição, já que alia um alto rendimento energético a um baixo impacto na natureza.

Todos esses fatores relacionados à segurança, ao conforto e à responsabilidade ambiental, quando aplicados em um imóvel, podem aumentar significativamente o valor do bem. À medida que avançamos em direção a um futuro mais sustentável e eficiente, o investimento realizado na infraestrutura oferece benefícios tangíveis e é visto como um diferencial tanto pelos compradores quanto pelos locatários.