Edifício sustentável: Rafael Birmann conta tudo sobre o icônico B32
Edifício sustentável: Rafael Birmann conta tudo sobre o icônico B32
Quando se fala em edifício sustentável, um dos casos contemporâneos emblemáticos é o do B32, na Avenida Faria Lima, em São Paulo. Afinal, não é só pela arquitetura arrojada e pela escultura da baleia em sua entrada que o prédio chama a atenção. Na verdade, o maior destaque está na aplicação de conceitos atualizados de sustentabilidade.
Quem explica não só sobre o B32 como a respeito de edifícios sustentáveis de um modo geral é o idealizador do projeto, Rafael Birmann, CEO da Birmann S.A. O empresário foi o convidado da mais recente edição do Ademi Talks, conduzido por Ricardo Reis.
O que é um edifício sustentável?
Segundo o empresário, na concepção do B32 aplicou-se o seguinte conceito de sustentabilidade: a capacidade de um projeto atender necessidades presentes de forma sustentável, para que se garanta o futuro de novas gerações. Assim, três quesitos precisam de ser atendidos: eficiência, resiliência e redundância.
Na conversa, o empresário explicou como esses três termos são entendidos na Birmann. Em síntese, eficiência é a capacidade de obter mais resultados com menos recursos. Por sua vez, resiliência como a capacidade de preservar e de não falhar, atendendo as necessidades existentes e as que surgem. Por fim, redundância consistindo na utilização de fontes renováveis.
Como tornar um edifício sustentável?
Em seguida, Birmann enumerou elementos que mostram como, na prática, um projeto transforma empreendimentos em edifícios sustentáveis.
Um deles, a água, elementar. Nesse sentido, o B32 conta com usina de tratamento de esgoto e reuso de águas cinzas (aquelas decorrentes da torneira, lavatórios, chuveiros). Também, captação, para aproveitamento, de água das chuvas.
Em energia, iluminação 100% LED, equipamentos de baixo consumo, e ainda geração alternativa a gás. Esta geração funciona complementarmente ao sistema público de energia, diminuindo o consumo dessa rede. “A energia a gás é extramente eficiente e não poluente”, pontuou.
Iniciativas de reciclagem e integração urbanística com a cidade são outros dois elementos, conforme citou Birmann. Nesse aspecto, praça aberta, a existência de um teatro e a própria escultura da baleia dão, à cidade, o sentido de pertencimento ao prédio. “Isso também faz parte da sustentabilidade”, assinalou.
A certificação em sustentabilidade
Na sequência, o CEO da Birmann expôs dados, indicadores e formas de funcionamento do edifício B32. Ainda, ressaltou a obtenção da certificação Leed Platinum Green Building Council, atestando a sustentabilidade plena do prédio. “O ‘Platinum’ é classificação mais alta dessa certificação”, frisou.
Você pode conferir mais detalhes do B32, que é sede de diversas mega corporações, clicando aqui.
E abaixo, a íntegra do Ademi Talks com Rafael Birmann: