CURSO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES IMOBILIÁRIAS – Módulo Básico – 17, 18 e 19 de maio de 2007, em Curitiba
CURSO DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES IMOBILIÁRIAS – Módulo Básico – 17, 18 e 19 de maio de 2007, em Curitiba
MÓDULO BÁSICO – FUNDAMENTOS E APLICAÇÃO DA ESTATÍSTICA INFERENCIAL
OBJETIVOS
- iniciação ou reciclagem fundamentada e prática do profissional na Engenharia de Avaliações, através de procedimentos técnicos, que permitam abordar a matéria de forma técnica e científica;
- capacitar o avaliador para trabalhos avaliatórios com segurança e consistência;
- demonstrar ao profissional a possibilidade de atingir o valor de mercado de imóveis, com mínimo de subjetividade;
- incentivar o profissional para que, mediante a continuação dos estudos, possa qualificar sua busca de soluções de valor, utilizando a informática constantemente;
- disponibilizar técnicas de utilização de conceitos e resultados econométricos para a atividade avaliatória;
- abordagem teórica e prática das recomendações do normativo que orienta tecnicamente a prática avaliatória;
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
A) INTRODUÇÃO
EVOLUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES
Fase empírica. Fase tecnicista. Fase científica.
PRESSUPOSTOS
Perfil do Engenheiro Avaliador. Leis regulamentares. Atribuições e capacitações.
ESPAÇO URBANO E MERCADO IMOBILIÁRIO
Tópicos básicos de conhecimento. Planejamento urbano como elemento de explicação. Planos Diretores. Parcelamento do solo. Equipamentos urbanos. Tipos de espaço urbano. Formação do mercado imobiliário: preferências, tipos e “”marketing imobiliário””.
B) FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA INFERENCIAL APLICADA
Regressões simples e múltiplas.
Modelagens e eficiência de modelos.
Análise da variância. Significância dos regressores e do modelo.
Auto-regressão. Colinearidade. Homocedasticidade. Pontos errantes.
Intervalo de Confiança.
** Treinamento em software específico (TS-SISREG), operando direto em computador.
C) ENGENHARIA DE AVALIAÇÕES IMOBILIÁRIAS (DESENVOLVIMENTO)
ANTECEDENTES
Projeto de avaliação.
Vistoria.
Fontes e atributos.
Pesquisa de dados: coleta, checagem e investigação.
Banco de dados: montagem, aplicação e manutenção.
Norma da ABNT: NBR 14653-2.
PROCEDIMENTOS
Tipologia de imóveis: avaliação de terrenos, glebas, apartamentos, lojas, conjuntos comerciais, etc…
Laudo de Avaliação: Elaboração. Tópicos básicos.
CASOS PRÁTICOS
Exemplos avaliatórios por comparação: terrenos, glebas, apartamentos, conjuntos comerciais e lojas.
Exemplos Práticos: Solução de problemas reais de avaliação, com uso de aplicativo (02 alunos por computador).
PÚBLICO ALVO
O curso é destinado a engenheiros civis, agrônomos, arquitetos e profissionais das áreas de engenharia, arquitetura e agronomia, que desejarem atuar nas áreas de Avaliação de Imóveis para Órgãos Públicos e Privados e Perícias para o Juízo e Escritórios de Advocacia.
CARGA HORÁRIA
24 horas aula
DATAS, HORÁRIOS E LOCAL
17 à 19 de maio de 2007, das 08:00 às 12:00 hs e 13:30 às 17:30 hs (manhã);
LOCAL: FACINTER – Campus Garcez
Av. Luiz Xavier, 103 – Curitiba – Paraná
COORDENAÇÃO:
IBAPE–PR – INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA DO PARANÁ:
Rua Emiliano Perneta, 174 – 3º andar – Curitiba – Pr – TEL: (41) 3225–1167 – e-mail: ibapepr@ibapepr.org.br.
MINISTRANTE
O curso será ministrado pelo engenheiro Sérgio Alberto Pires da Silva, instrutor atuante nesta área, com diversos treinamentos já ministrados para CREA’s, IBAPE’s, Instituições Financeiras, etc.
INSCRIÇÕES:
As inscrições deverão ser encaminhadas ao IBAPE–PR, até o dia 15/05/2007, via fax (41) 3225–1167 ou por e-mail: ibapepr@ibapepr.org.br
TAXA DE INSCRIÇÃO:
Até o dia 10/05/2007:
Associados do IBAPE-PR: R$ 450,00
Não Associados do IBAPE-PR: R$ 750,00
Após o dia 10/05/2007:
Associados do IBAPE-PR: R$ 500,00
Não Associados do IBAPE-PR: R$ 800,00
PAGAMENTOS:
Deverá ser efetuado o pagamento mediante o depósito bancário, em favor do IBAPE–PR, conforme dados abaixo:
BANCO ITAÚ – AGÊNCIA: 4011 – CONTA CORRENTE: 48465-8
OBS – Após encaminhar o comprovante de depósito aos cuidados da secretária do IBAPE-PR – Sra. Vera, através do fax: (41) 3225-1167.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O valor inclui todo o material, certificado e coffee-break.
O certificado é aceito pelos principais órgãos públicos e privados demandantes de serviços de avaliação.
Na hipótese de desistência do aluno, o cancelamento de sua inscrição deverá ser solicitado mediante comunicação por escrito e endereçada ao IBAPE/PR e ficará sujeito às seguintes condições:
1) Até 15 (quinze dias) dias úteis antes do inicio do curso, será devolvido o valor total do curso descontada taxa administrativa de 5% (cinco por cento);
2) Do 14º. (décimo quarto) ao 1º. (primeiro dia que antecedem o início do curso, será descontada a taxa de 50% do valor do curso.
OBS: O aluno deverá devolver a 1ª via do recibo e, após três dias, poderá ser retirada a devolução na sede do IBAPE/PR ou, se o aluno preferir, poderá solicitar por escrito, através de fax ou e-mail, que seja feito depósito em conta bancária.
3) Para cancelamentos no dia do curso ou após o inicio das aulas não haverá devolução de valores.
O IBAPE/PR se reserva o direito de cancelar ou marcar novas datas para inicio do curso. Na hipótese de cancelamento, haverá reembolso integral do valor pago.
No caso de remanejamento de data do inicio do curso o IBAPE/PR poderá, mediante solicitação do aluno, cancelar a inscrição e fazer o reembolso integral do valor pago
Para maiores informações, favor contactar Sra Vera – secretária do IBAPE-PR: (41) 3225-1167 / www.ibapepr.org.br
OBS: As vagas são limitadas.