Curitiba tem novo perfil imobiliário
Curitiba tem novo perfil imobiliário
Em parceria com a Gazeta do Povo, a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário no Estado do Paraná (Ademi-PR), lançou no dia 26 de novembro o Perfil Imobiliário de Curitiba, em evento realizado no Castelo do Batel, para cerca de 400 profissionais do setor e autoridades locais.
A pesquisa, que mapeia o crescimento da cidade nos últimos três anos, aponta, por exemplo, tendências inéditas como a chegada de vez dos condomínios clubes, a grande oferta de empreendimentos para a classe C e D (o supereconômico de até R$ 200 mil) e a volta definitiva dos imóveis comerciais, como ótima opção de investimento.
Segundo Gustavo Selig, presidente da Ademi-PR, associação que tradicionalmente realiza a pesquisa para seus associados, destaca que a parceria com o principal jornal da cidade tem como objetivo sociabilizar o acesso a informações preciosas do setor, que há mais de uma década vem sendo computados pela entidade, para todos os segmentos de mercado e, principalmente, para nortear a decisão da comunidade local.
Ele destaca a aceleração da verticalização na cidade, que tem mudado a paisagem local, a consolidação do Ecoville, como um bairro que caiu no gosto do curitibano – e que hoje abriga 17,1% de tudo o que está construído na cidade – além de dados que apontam expansão futura dos bairros que estão no entorno da Linha Verde e Av. Paraná.
Participaram do evento o secretário municipal de Urbanismo, Luiz Fernando Jamur, a vice-presidente da Gazeta do Povo, Ana Amélia Filizola, o gerente regional de Negócios da CAIXA, Gueber Roberto Laux, dentre outras autoridades locais, empresários e profissionais do setor imobiliário.
Pesquisa – Iniciada em dezembro de 2008, a pesquisa mapeou cerca de 90% dos prédios residenciais à venda na cidade, até outubro deste ano, registrando cada apartamento vendido nesses prédios, assim como as novas unidades lançadas no período, apontando a vocação de cada região, bem como o perfil dos moradores e tipos de empreendimentos mais procurados, valores e características.
Foi feita também enquetes com os moradores locais (384 pessoas acima de 21 anos), estratificadas segundo a divisão de renda e domicílio do Censo 200 do IBGE; identificando critérios de compra, com mais de 40 chefes de famílias que compraram apartamentos nos últimos dois meses. Os dados foram levantados pela empresa Brain – Bureau de Inteligência Corporativa.
Gustavo Selig, presidente da Ademi-PR, ladeado pela vice-presidente do Grupo RPC, Ana Amélia Filizola, |