Curitiba é a 3ª cidade mais inteligente do Brasil

Curitiba é a 3ª cidade mais inteligente do Brasil

14 de setembro de 2021

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, é a 3ª mais inteligente e conectada do Brasil, conforme o  ranking Connected Smart Cities 2021. Isso quer dizer que ela está atrás apenas de São Paulo (SP) e Florianópolis (SC) que ocupam a primeira e segunda posição, respectivamente.

O Ranking Connected Smart Cities 2021 é um estudo realizado pela Urban Systems, em parceria com a Necta. Aliás, o estudo ganhou cinco novos indicadores nesse ano, totalizando 75 categorias analisadas que atestam a existência e qualidade de serviços inteligentes nas cidades.

Mas, essa não foi a única conquista de Curitiba. Além da terceira colocação no ranking geral, a capital do Paraná destacou-se em outros recortes da pesquisa.

Curitiba tem as condições mais favoráveis para microempresas

Curitiba conquistou a 1ª posição no Ranking Connected Smart Cities 2021 na categoria empreendedorismo. Aliás, a capital do Paraná desbancou a cidade do Rio de Janeiro (RJ), que liderou a categoria nos últimos três anos.

Também passou ao largo da cidade de São Paulo (SP) que apareceu apenas na 8ª posição. Além disso, é a única da Região Sul a aparecer nas cinco primeiras colocações do eixo – a cidade de Porto Alegre aparece na 6ª posição e a cidade de Florianópolis (SC) não figura entre as 10 melhores colocadas.

Conforme o estudo, a cidade de Curitiba registrou aumento de 4,76% no número de empresas de tecnologia no último ano. Assim, chegou à marca de quatro polos tecnológicos e sete incubadoras de empresas. Além disso, o número de microempresas individuais (MEIs) cresceram 25% em 12 meses.

Segundo o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o município “posicionou-se como a capital com terceiro menor tempo de abertura de uma empresa, apenas 29 horas”.

Cidade é exemplo de urbanismo para cidades brasileiras

As recentes revisões do Plano Diretor e da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo foram fundamentais para colocar a cidade de Curitiba na 1ª colocação do eixo de Urbanismo, conforme o Ranking Connected Smart Cities 2021.

Aliás, o estudo para a formulação da nova legislação teve a participação do G10, grupo formado pelas principais entidades do setor produtivo de Curitiba, entre elas, a Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR).

Além disso, o investimento per capita de R$ 594,00 em infraestrutura e mobilidade e a disponibilização do cadastro imobiliário à população colocaram Curitiba no lugar mais alto desse pódio.

Vale mencionar que a capital é única da Região Sul a aparecer nas 10 primeiras colocações nessa categoria.

Capital do Paraná é referência em meio ambiente

Ainda segundo o ranking, Curitiba é a 3ª cidade do Brasil com os melhores índices nos quesitos infraestrutura, acesso a serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos e recuperação de resíduos sólidos.

Balneário Camboriú (SC) liderou o ranking do eixo em 2021, seguida pela cidade de Santos (SP). Conforme o estudo, a cidade que fica no litoral de Santa Catarina tem rede de esgoto em 94,9% do município e 100% de atendimento urbano de água encanada.

Curitiba está entre as mais promissoras para a economia criativa

A cidade de Curitiba é a 5ª melhor do país em desenvolvimento tecnológico e cobertura 4G. Ao contrário do ano anterior, o indicador de qualidade foi a velocidade média das conexões contratadas, em vez do percentual de banda larga com mais de 34 mps de velocidade, pois, essa variável não era mais referência.

Sendo assim, as principais posições do ranking foram ocupadas por Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF) e Salvador (BA). Segundo as empresas que conduziram a pesquisa, a capital carioca cobre 100% da população com 4G. Além disso, tem seis operadoras de banda larga e 99,8 mbps de velocidade média das conexões contratadas.