Entrega de obra e implantação do condomínio, veja os cuidados

Entrega de obra e implantação do condomínio, veja os cuidados

29 de junho de 2023

Entrega de obra e implantação do condomínio constituem um divisor de águas para um empreendimento imobiliário. Por isso, o assunto esteve em pauta na mais recente edição do Ademi Talks.

O bate-papo reuniu dois gestores de administradoras de condomínio, referência no mercado imobiliário de Curitiba: Luiz Rogério Oliveira, da Administradora Paraná, e Cláudio Marcelo Baiak, da CM Premium. A mediação coube a Ricardo Reis, CEO da Reis Real Estate e diretor da Academia Ademi-PR.

De acordo com os debatedores, itens como precisão na previsão orçamentária e uma convenção minuciosamente elaborada estão entre aqueles que demandam maior atenção na fase de entrega de obra e implantação do condomínio.

Entrega de obra e implantação do condomínio: momento mágico e complexo

Oliveira e Baiak definem essa transição como um momento “mágico”, mas ao mesmo tempo “complexo”.

“Mágico” porque o instante da entrega das chaves do imóvel para a família é uma ocasião de muita celebração. “Complexo” porque o entendimento do que é um condomínio e sua administração demanda muita informação e quebra de lugares comuns.

Nesse sentido, Baiak entende que o ideal é que as construtoras se preocupem com isso desde o início, “já no momento da incorporação”. Trabalhar as regras condominiais, elaborar uma previsão orçamentária e treinar corretores são providências imprescindíveis que o especialista cita.

Por sua vez, Oliveira endossa a avaliação de Baiak. Afinal, explica, uma das primeiras indagações de um consumidor em busca de imóvel é saber “quanto custa o condomínio”. Assim, lidar desde o início com o ordenamento condominial contribui para melhorar a compreensão do comprador. “Muitas pessoas têm a visão equivocada, acham que é desperdício a taxa condominial”, adverte.

O papel das administradoras

Baiak ressalta, nessa transição entre entrega de obra e implantação do condomínio, o papel das administradoras.

“A administrar condomínio é trabalho complexo. Envolve recursos humanos, contas financeiras, prestação de contas, atendimento ao condomínio e aos condôminos. É auxiliar ao síndico”, enumera o administrador.

A atuação das construtoras

Em contrapartida, as construtoras têm atuação decisiva também nessa transição. Por exemplo, dispondo de consultor na assembleia de implantação do condomínio. Oliveira identifica essa providência sendo adotada pelas construtoras e defende tal estratégia.

Igualmente, Oliveira e Baiak advertem para a importância do preparo do síndico e da administradora, para a gestão do condomínio. Inclusive, para se evitarem dissabores futuros às construtoras. “É fundamental um conhecimento técnico para gerir para construtora. É importante também para a construtora, que não terá seu bem depreciado [em caso de má gestão condominial]”, observa Baiak.

O Ademi Talks pode ser conferido, na íntegra, nos canais da Ademi-PR no YouTube e no Spotify.