Construtora paranaense registra crescimento

Construtora paranaense registra crescimento

3 de fevereiro de 2021

O número de imóveis vendidos pela Prestes Construtora, somando-se os contratos de venda direta e os financiamento emitidos pela Caixa, cresceu 41% em 2020, se comparado ao ano anterior. A empresa é a maior construtora paranaense do segmento econômico e prevê repetir em 2021 esse desempenho bem superior à média nacional, especialmente pela abertura de mercado em Curitiba e Maringá, onde está lançando empreendimentos. Segundo a pesquisa Indicadores Imobiliários Nacionais, da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a venda de imóveis novos no Brasil cresceu 8,4% de janeiro a setembro de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019.

Para o diretor de Inteligência Imobiliária da empresa, Eduardo Consorte, o resultado está atrelado a uma série de fatores. Um deles é o fato de a própria pandemia trazer as pessoas mais para dentro de casa, o que resultou em novas necessidades de espaço, privacidade, qualidade de vida e lazer, tudo em um mesmo ambiente. “Isso fez com que houvesse uma demanda maior por condomínios que oferecem áreas comuns com atributos capazes de atender à necessidade do cliente”, justifica. 

Outro aspecto, segundo o engenheiro, é a queda das taxas de juros e a maior oferta de crédito, disponível em instituições públicas e bancos privados. “A oferta de dinheiro para financiar imóveis, tanto para o segmento econômico como também via SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Crédito) está mais atraente”, diz. 

Consorte lembra que diante da retração de vários setores da economia, aliada à sensação de insegurança, a opção pela compra de imóveis foi uma das alternativas para quem também está habituado a investir. “Percebemos que muita gente busca pelos atributos que empregamos nos nossos empreendimentos e ter um lar para chamar de seu. Mas também vimos um grande movimento de compradores interessados em transformar um imóvel em fonte de renda ou de capitalização”, informa. 

Crescimento

Consorte comenta que a taxa de crescimento merece ser comemorada, considerando o cenário desafiador do ano e um menor volume de lançamentos da companhia. Isso porque alguns dos lançamentos previstos para o ano de 2020 foram prorrogados. “À medida que colocamos novos produtos no mercado, é natural que haja um incremento das vendas. Mas crescer como crescemos, com menos lançamentos, demonstra força de nosso time e a grande aceitação de nossos produtos”, destaca. Em 2020 foram cinco novos produtos oferecidos ao mercado, com destaque para a chegada a Curitiba, onde a Prestes estreou sua operação. 

Para 2021, a previsão é que o crescimento de vendas da construtora seja novamente na casa de 40%. Esse patamar considera a expansão da empresa na região metropolitana da capital e também o crescimento da praça Norte, com início das atividades em Maringá. Ao todo, devem ser disponibilizados oito novos empreendimentos em 2021. Em 12 anos de atividades, a Prestes já entregou mais de 5 mil unidades.