Automação para o mercado imobiliário

Automação para o mercado imobiliário

25 de junho de 2021

Tornar os processos mais ágeis é essencial para manter a produtividade e a competitividade das empresas. Inclusive, a automação é válida para as empresas do mercado imobiliário.

A pandemia do coronavírus (Covid-19) acelerou a transformação digital no setor, pois o comportamento do comprador mudou.

Em outras palavras, o atendimento que antes era pessoal, no plantão de vendas, passou a ser virtual, por meio das multitelas. Desse modo, gestores e corretores de imóveis tiveram que se adaptar às novas preferências do consumidor.

Como fazer isso de forma eficaz e rápida? Investindo em ferramentas de automação voltadas ao mercado imobiliário.

Dessa forma, construtoras, incorporadoras e imobiliárias precisam se consolidar no mundo digital para fazer negócios. Sendo assim, as startups são as melhores aliadas para ajudar nesse processo.

O que é automação?

Automação é a criação sistemas ou a adoção de ferramentas que tornam os processos automáticos. Desse modo, eles passam a ser controlados por meio de dispositivos eletroeletrônicos como computadores, dispositivos lógicos ou mecânicos.

Também pode ser definida como um conjunto de técnicas aplicadas com a finalidade de tornar os processos mais eficientes.

Assim, aprimoram o fluxo e o controle do trabalho. Consequentemente, os profissionais podem se dedicar às atividades que exigem inteligência e conhecimento, como estratégias e inovações.

Vantagens de automação no mercado imobiliário

No mercado imobiliário, a automação pode ser usada de duas formas. Em primeiro lugar, para otimizar os processos gerenciais (atendimento virtual, contrato digital, relacionamento com o cliente).

Em segundo lugar, para ampliar a divulgação e facilitar a apresentação e venda de imóveis (tour virtual, materiais digitais, inbound marketing, videoconferência, chat).

Além disso, o uso da automação traz outras vantagens para as empresas do mercado imobiliário:

– Redução de custos.
A automação facilita a correção de falhas e torna o processo mais racional.

– Mais eficiência na coleta de dados.
O sistema permite a centralização e o compartilhamento das informações, que ficam acessíveis a todos os profissionais da empresa.

– Melhora o relacionamento com prospects e clientes.
Ajuda a manter os dados cadastrais atualizados e na fidelização dos clientes.

– Aumento da produtividade.
Executa tarefas meramente operacionais, como emissão de 2ª via de boleto, envio de lembretes de pagamento. Os comunicados também são automatizados.

– Melhor aproveitamento de talentos.
A rotina operacional é automatizada. Assim, a equipe fica liberada para as atividades estratégicas.

– Mais controle sobre as finanças.
A automação ajuda as empresas do mercado imobiliário a controlar de forma mais eficiente a relação de receitas e despesas.

Ferramentas de automação para o mercado imobiliário

As startups oferecem diversas soluções em automação para o mercado imobiliário. O Mapa das Construtechs e Proptechs Brasil 2021 mostra um aumento de 235% no número dessas empresas no país nos últimos cinco anos.

Além disso, o levantamento revela que o Paraná mantém-se na 3ª posição em startups do mercado imobiliário, com mais de 87 construtechs e proptechs.

Ou seja, o estado perde apenas para São Paulo, que lidera o ranking com 339 startups ativas. Na segunda colocação, está o Estado de Santa Catarina com um ecossistema formado por cerca de 95 agentes.

As melhores startups do mercado imobiliário estão na Ademi-PR. Por isso, você precisa conhecer quem elas são e as soluções de automação que oferecem.

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