AFORTIORI JOSUÉ SOUZA | Câmara Municipal de Curitiba abre consulta pública sobre nova lei de Zoneamento
AFORTIORI JOSUÉ SOUZA | Câmara Municipal de Curitiba abre consulta pública sobre nova lei de Zoneamento
A Câmara Municipal de Curitiba abriu consulta pública sobre a nova Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo de Curitiba. Segundo Josué Souza, diretor da Afortiori Josué Souza Imóveis, Curitiba, dentre as capitais, é a mais bem planejada do Brasil. “Para questões urbanísticas a cidade conta com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, o Ippuc. Atualmente, a lei de zoneamento encontra-se em tramitaçao na Câmara Municipal, passando por várias comissões que compõem o legislativo para depois ser votada em plenário”, declara Josué.
A população da capital paranaense teve um papel importante nessa questão, pois participaram de audiências públicas. Um grupo de instituições representantes do mercado imobiliário, composto por Sinduscon – PR, Ademi – PR, Secovi – PR, Fecomércio – PR entre outras, têm trabalhado fortemente em “sugestões para alcançarmos um alto nível de qualidade de vida para moradores e profissionais dos mais diversos ramos, como indústria, serviços, e comércio em geral. Ressaltando que não apenas o mercado imobiliário, mas diversas entidades participaram dessa discussão”, afirma o diretor.
O foco do projeto está no equilíbrio entre a questão urbanística e a viabilidade de empreendimentos que gerem emprego e renda para os cidadãos. O Zoneamento e Uso do Solo dão as diretrizes para o desenho da cidade. Para Josué, “a Ippuc tem trabalhado com maestria, e continuam a defender essa proposta que visa formatar uma lei que seja benéfica para toda a cidade”. A intenção da lei é manter os direitos de usos, bem como corrigir os excessos e regalias.