Ademi-PR e entidades atuam contra aumento do IPTU em Curitiba
Ademi-PR e entidades atuam contra aumento do IPTU em Curitiba
A Ademi-PR e mais 17 entidades do setor empresarial do Estado atuaram em parceria com os vereadores Amália Tortato (Novo) e Rodrigo Marcial (Novo) em campanha contra a aprovação do projeto de lei para atualização da Planta Genérica de Valores, estipulado em 21%. O reajuste é quase quatro vezes maior do que inflação registrada no último ano e tem impacto direto na cobrança do IPTU.
A ação conjunta compreendeu o protocolo de carta junto à Prefeitura de Curitiba contra a proposta. A Diretora de Relações Institucionais, Izabel Maestrelli, que representou a Ademi-PR durante todo o processo, também participou de reunião junto aos técnicos da Prefeitura de Curitiba sobre o assunto, convocada dias antes da votação.
Além disso, a diretora da Ademi-PR falou em plenário sobre a dificuldade de diálogo da administração municipal junto às entidades setoriais sobre o aumento do IPTU em Curitiba e comentou os impactos da aprovação da proposta para o mercado imobiliário.
Por fim, o projeto de lei foi aprovado por 23 votos contra 13 e será aplicado a partir do ano que vem. A Prefeitura de Curitiba também vai ampliar de 4% para 10% o desconto do IPTU 2023 para pagamento à vista.